Antes de responder esta pergunta existem alguns pontos a serem observados:

É necessário saber que anúncios precisam gerar valor para sua atividade. Então é fundamental que as informações estejam bem direcionadas para o público a ser atingido.

O Facebook e o Instagram devido ao algoritmo entregam para no máximo 7% de toda sua rede em anúncios orgânicos, ou seja, sem patrocínio. Com base nesta informação, pense no prejuízo em se criar um anúncio ou matéria, contratar web designer para criar a arte, agência que efetua as programações nas redes, e então verificar que nem 10% do seu público alvo viu a postagem!

Seguem abaixo algumas dessas informações que devem ser analisadas antes de se investir em anúncios no Instagram:

  1. Especifique o produto ou serviço a ser anunciado.
  2. Defina para quem este produto ou serviço destina-se (sexo, idade, localização, e estado civil).
  3. Qual a verba financeira para este anúncio?
  4. Por quantos dias se pretende manter o anúncio?

Com base nesses dados pode-se criar o anúncio/matéria, tendo como base essas informações destacadas. Geralmente acaba-se por fazer o contrário, e se cria sem definir essas informações, gerando na grande maioria das vezes materiais sem resultados.

Sempre que você cria uma campanha ela entra na fase de aprendizado, ou seja, o Facebook envia para diversos públicos para verificar em qual deles o engajamento aumentou, sendo importante o acompanhamento até para se saber a hora de parar, se o resultado objetivado não foi atingido.

É preciso saber que uma boa parte da verba investida será utilizada para se comprar dados do Facebook, e isto não gerará retorno deste investimento a curto prazo. Mas é necessário continuar pois o retorno em redes sociais virá a médio e longo prazo. O erro é desistir acreditando que essas redes não funcionam.

É obrigação pensar como investidor, e não como apostador. A diferença é que o investidor analisa os resultados, muda a rota quando necessário, e entende que o investimento tem um prazo para voltar como resultados positivos.

Uma campanha deve ser analisada semanalmente, propiciando eventuais ajustes. Rode por mais uma semana e proceda novos ajustes, se necessário. Em um prazo de até 60 dias se saberá quais os melhores materiais para o avanço da comunicação da atividade.

O importante é não desistir!