Uma grande parte dos dentistas quando sai da faculdade sonha em ter a clínica própria.

 Porém, o sonho pode se transformar em pesadelo ao se deparar com tantas questões que envolvem a abertura e manutenção de uma empresa.

A SOU 24 HORAS apresenta aqui as principais etapas do nascimento de uma clínica, as boas práticas, departamentos e comportamentos empreendedores que o dentista deve ter para conquistar o sucesso.

O primeiro passo é entender como fazer dinheiro sendo proprietário de uma clínica odontológica, e não focar apenas na parte técnica.

É extremamente difícil encontrar uma resposta fácil para esta questão, pois envolve diversos aspectos. Pressupõe-se que o cirurgião dentista já saia pronto da faculdade com tantos conhecimentos que adquiriu, especializações e estágios que participou. A Odontologia é uma profissão que reúne muito conhecimento técnico.

Mas como transformar todo esse conhecimento em uma empresa de sucesso se na faculdade não é ensinado sobre a gestão empresarial da clínica?

Será essencial entender a importância de aliar os conhecimentos técnicos ao conhecimento gerencial de um empreendimento. Deve-se entender a importância da construção de um plano de negócios para se definir questões como contratação de funcionários, terceiros para serviços como marketing e contabilidade etc.

Hoje o acesso às soluções de saúde bucal é maior, e desta forma também o número de oportunidades.  Porém a concorrência também aumentou.

Veremos agora os tópicos a serem analisados antes da abertura da clínica:

  1. A clínica será tradicional ou franquia?
  2. Qual será o público?
  3. Quais serão os serviços oferecidos?
  4. Haverá parcerias com empresas do setor?

Essas decisões devem ser tomadas em cima da procura dos pacientes. 

Pesquisar antes de iniciar um trabalho é uma das formas mais eficazes que os dentistas podem seguir.

 Um planejamento baseado em informações concretas certamente trará mais resultados positivos para a empresa.