O controle rigoroso do estoque de produtos e equipamentos é de total relevância no consultório/clínica odontológica.

A organização do estoque inicia-se com uma boa gestão no momento da compra dos materiais e equipamentos.

Pode haver um pouco de dificuldade neste processo, porém se bem organizado desde o início, o controle periódico torna-se habitual e de fácil concretização, e o resultado para a saúde financeira do consultório/clínica odontológica será recompensador.

Existem no mercado opções de software que ajudam a administrar o consultório/clínica odontológica, oferecendo ferramentas para controle financeiro, agenda e o estoque, interligando todas as informações em uma mesma base de dados.

Inventário dos materiais.

O inventário é o local dentro do sistema onde se controla tudo que está no estoque, e a checagem regular destas informações garante a clareza das finanças do consultório.

A falta de controle das compras e gestão de estoque impacta diretamente na saúde financeira do consultório/clínica odontológica, pois pode gerar desperdício de dinheiro que poderia ter sido direcionado à outras ações.

Através de controles, o dentista empreendedor terá indicadores para que as próximas compras sejam o mais assertivas possíveis.

Fluxo de entrada e saída.

O controle de entrada e saída de materiais e equipamentos deve fazer parte da rotina diária da área administrativa do consultório/clínica odontológica. Quanto mais organizado este controle estiver, maior será a eficácia nos processos.

Para que todas as informações se interliguem e o dentista tenha a visão global das áreas, é fundamental que haja uma gestão eficiente, entender como cada área performa e assim buscar os melhores resultados.

Validade dos produtos

Mantenha os produtos organizados de acordo com as datas de vencimento no estoque, assim não haverá o risco do desperdício de recursos.

O consultório/clínica odontológica poderá ter este controle em planilhas ou sistema, de acordo com a possibilidade de investimento financeiro.

Acompanhamento de gastos

Se o consultório/clínica odontológica for composto por mais de um profissional dentista, é importante informar sobre todos os controles para que eles também participem da organização.

Automatização de processos

A grande vantagem da automatização nas empresas é a redução de tempo nas atividades. Com isso, o dentista dispõe de mais tempo para aumentar a agenda de atendimentos.

Além disso, com a interligação das áreas e informações locadas em um mesmo ambiente, o dentista empreendedor tem a visão geral do consultório/clínica odontológica, conseguindo assim corrigir e alterar processos enquanto estão ocorrendo e não apenas quando o prejuízo já foi instituído.

O sucesso de qualquer empresa depende da capacidade de gestão do empreendedor. Aperfeiçoar-se no conhecimento técnico da profissão, e também nas áreas financeira, comercial, marketing e operacional levarão o consultório/clínica odontológica ao sucesso!

Invista sempre em conhecimentos diversos!