O mercado odontológico no Brasil está bastante inflado, e com isso os pacientes estão sendo disputados. Mas será que estão faltando pacientes ou melhor estratégia de atração e fidelização às clínicas?
Um dos pontos que contribuem para alguns fracassos, é a falta de conhecimento em gestão empresarial dos profissionais que na maioria das vezes se especializam em áreas técnicas e acabam por deixar de lado a área administrativa.
Veja as dicas que a SOU 24 HORAS separou para impulsionar o sucesso da clínica/consultório odontológico:

1 – Excelência no atendimento.

A causa número um da evasão dos pacientes continua sendo o atendimento oferecido. Funcionários mal treinados, até mesmo rudes, falta de processos bem descritos, falta de organização na hora que o paciente chega, atrasos nas consultas, dificuldades para o pagamento dos serviços, e outros, levam o paciente a certamente procurar outra clínica/consultório odontológico.

2 – Organização e limpeza da clínica/consultório odontológico.

Na clínica/consultório odontológico esta preocupação deve ser prioridade. O paciente não dará uma segunda chance caso algo o tenha desagradado, principalmente com relação à limpeza.
Além da sala de atendimento, deve-se observar também as áreas externas, sanitários, recepção, odores desagradáveis, copa, e demais ambientes.
A estrutura física deve ser confortável:

  •  Água e café à disposição.
  •  Televisão.
  •  Revistas novas.
  •  Internet.
  •  Móveis confortáveis.

3 – Presença marcante na internet.

O Google recebe diariamente mais de 100 BILHÕES de pesquisas. É de extrema importância que a clínica/consultório odontológico esteja presente na internet e nas redes sociais.
As postagens no Facebook e Instagram podem ser diárias, mostrando os tratamentos oferecidos pela clínica/consultório odontológico aos pacientes, fotos dos ambientes da clínica e conteúdos informativos, observados os critérios do Conselho Federal de Odontologia.
A performance pode ser ainda melhor se a clínica/consultório odontológico possuir site e canal no YouTube, pois assim poderá expandir seu alcance e aumentará sua audiência.

4 – Promova constantemente ações de marketing para alcançar um maior número de pacientes.

Promova ações que agradem seus pacientes. Conheça seu público alvo, faça enquetes, formulários, use todo tipo de ferramenta para saber quem são as pessoas que seguem a clínica/consultório odontológico nas redes. Esses resultados irão direcionar as ações e trazer mais consistência à comunicação.

5 – Brindes e amostras.

Investir em brindes é altamente válido para que o paciente não se esqueça da clínica/consultório odontológico. Mesmo que seja algo de baixo custo, mas de bom gosto, isso irá agradar ao paciente que recebe. Solicite amostras aos fornecedores para que o paciente sempre saia da primeira consulta com a sensação de que é importante para a clínica/consultório odontológico.
Analise dentro desses tópicos aquilo que a clínica/consultório odontológico já faz e pode ser melhorado, e os itens que não são aplicados efetivamente, para ter mais sucesso e resultados positivos !