As redes sociais são hoje o maior meio de captação de novos pacientes, inclusive de forma gratuita. Mas apenas postar fotos, sem ter uma estratégia adequada, não trará o resultado esperado.

E vem a fatídica pergunta: onde estou errando se posto todos os dias?

Em primeiro lugar, é necessário identificar qual é o público que irá à clínica/consultório odontológico e realizará os tratamentos divulgados.

Quando não se tem público definido, a tentativa de falar com todo mundo acaba por abrir uma janela de concorrência gigante, o que certamente não trará os resultados que busca.

A ESCOLHA DO NICHO COMO ESTRATÉGIA

Utilize esta estratégia como início do trabalho nas redes, desta forma se conectará com mais pessoas que desejam realizar o tratamento que está sendo oferecido.

Encontre o quê o concorrente naquele nicho não está fazendo através de análises de mercado, verifique quais clínicas/consultórios odontológicos na região estão presentes nas redes e os tratamentos que oferecem, pois desta forma é possível criar uma identidade própria e engajar o público que quer atrair para o consultório.

Após definir o nicho, deve-se criar o “subnicho” que irá atender e estreitar mais ainda o atendimento, pois esta estratégia cria um público que irá seguir a clínica/consultório odontológico em absolutamente todas as ações.

Muitos dentistas se sentem inseguros na hora de definir o nicho, pois acreditam que essa restrição diminuirá o número de pacientes. No mundo digital, porém, quanto mais “subnichado” for, maior a força da comunicação com o público.

5 DICAS PARA DEFINIR SEU PÚBLICO

  1. Defina qual área deseja atuar ou já atua dentro do seu segmento.
  2. Analise se esta área escolhida é lucrativa.
  3. Faça uma lista com os 10 maiores obstáculos que o público escolhido tem no dia-a-dia e que você pode resolver com seu trabalho.
  4. Quem são essas pessoas? Idade, localização, sexo, hobby, trabalho, situação financeira, quais marcas consomem e como consomem.
  5. Quais lojas ou marcas em sua região eles frequentam e consomem, ou quais lojas virtuais se destacam em sua região.

A partir dos resultados é possível começar a ter clareza de como se comunicar com este público e gerar resultados financeiros para o consultório.